Reúso de água: como economizar e contribuir com o meio ambiente?

Quando paramos para analisar a quantidade de água gasta em nosso dia a dia, seja em residências e ou em empresas, o volume de água desperdiçado é bastante elevado. Por vezes, grandes centros urbanos se deparam com a necessidade de racionalizar a disponibilidade de água por conta da escassez desse recurso. Para evitar esse cenário, faz-se necessário o reuso dos mais diversos tipos de efluentes, visando garantir água potável disponível para algo muito mais importante: o consumo humano!

Atualmente, no Brasil, a taxa de consumo de água é aproximadamente o mesmo valor da taxa de esgoto e 80% da água que consumimos em nossas casas torna-se esgoto. Dessa forma, reutilizar água pode ser duplamente econômico! Além disso, contribuímos para a preservação do meio ambiente e conservação dos nossos mananciais.

Há diversas maneiras de fazer o reuso de água, como:

  • Reúso de águas cinzas
  • Reúso de água de ar condicionado
  • Reúso de águas pluviais

Para te ajudar a entender mais do assunto, resolvemos fazer uma breve introdução desses tipos de reúso:

Reuso de águas cinzas

Em um âmbito residencial ou comercial, uma boa alternativa para evitar o gasto excessivo de água é reutilizar as águas cinzas, que são aquelas proveniente de chuveiros, banheiras, lavatórios, pias e lavanderias. O processo de funcionamento é muito simples sendo necessário apenas captar em cisternas ou blades caseiros a água e reutilizá-la em descargas sanitárias, limpeza de pisos, paredes, quintal e veículos. Vale salientar que a água será reutilizada apenas para fins não potáveis e devem ser captadas independente do esgoto (água proveniente de vasos sanitários), pois estas necessitam de um tratamento mais complexo devido sua grande quantidade de matéria orgânica.

Reuso de água de ar condicionado

No caso de condomínios e empresas, é comum nos depararmos com aparelhos condicionadores de ar que ficam cotejando e, muitas das vezes, acabam prejudicando o piso ou oferecendo um risco maior de acidente por conta da água excessiva em azulejos tornar o piso mais escorregadio. Uma alternativa para evitar esse tipo de problema é captar, em um balde ou cisternas a água que sai desses aparelhos. Essa água, normalmente, não apresenta cor, podendo ser utilizada para as mesmas finalidades que as águas cinzas. Outro ponto positivo é que esta água pode ser utilizada também para a irrigação de diversas espécies de plantas.

Reuso de águas pluviais

Somando as alternativas já comentadas acima, há também a possibilidade de captar a água da chuva e armazená-la para ser reutilizada nos mais diversos fins. No mercado, há modelos de cisternas sofisticadas que apresentam filtros para separar o material grosseiro presentes no telhado (folhas, galhos etc) que pode ser arrastado pela água e cair nos coletores.

Você se interessou pelo conteúdo? Quer saber um pouco mais sobre reúso de água e como a Ciclo Jr. pode lhe ajudar a implantar essa prática em seu estabelecimento? Fique à vontade para fazer comentários abaixo e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Clique aqui e entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima