3 razões para se fazer uma Educação Ambiental

      O que é uma Educação Ambiental? E como ela ajudaria no meu negócio? Se ultimamente você já se fez alguma dessas perguntas (ou todas kkk), você está no lugar certo! 

      Nesse artigo, eu vou te explicar os 3 motivos pelos quais você deve sim promover uma Educação Ambiental no seu estabelecimento ou na sua rede educacional. Mas primeiro, vamos juntos entender o que é essa nova inclinação de mercado.

O que é Educação Ambiental?

      De acordo com o Art. 1o da Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999:

“Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

      Assim, a Educação Ambiental tem como principal objetivo a construção de um estilo de vida mais sustentável e menos poluidor, acreditando, sim, que essas microrrevoluções podem trazer grandes impactos ambientais positivos para a sociedade!

      Sabe essa lei 9.795/1999 que eu citei a pouco? ela foi um marco muito grande na história da conscientização ambiental no Brasil, isso porque ela inaugurou a Política Nacional de Educação Ambiental, que tornou obrigatória a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino formal de educação. 

      Eu gosto de dizer que a lei 9.795/1999 foi a resposta de um grande confronto de ideias e pensamentos a respeito dos prejuízos que o desmatamento gerava no planeta, lá por volta dos anos 60.

      Agora fecha seus olhos e se imagina na segunda metade dos anos 60… você, dono de uma grande indústria petroquímica, em um contexto de aceleração do desenvolvimento industrial no Brasil. É dia de domingo e você está sentado na poltrona da sua casa assistindo TV Tupi. Quando, de repente, surge uma reportagem falando que indústrias como a sua poluíam muito a atmosfera e que deveriam encontrar alternativas para minimizar esse prejuízo ambiental. 

      No mínimo, seria muito difícil você se convencer desses argumentos e adotar uma medida sustentável na época. Mas hoje, se o natural seria pensar “caramba, que absurdo” para várias ações poluidoras do meio ambiente, isso se deve ao trabalho contínuo da nossa querida Educação Ambiental. 

      Agora que já entendemos o que é a Educação Ambiental, sem mais delongas, vamos para a segunda etapa da nossa conversa, que é o motivo pelo qual eu decidi escrever esse artigo: Como a Educação Ambiental pode, de fato, ajudar nos seus negócios?
 

3 razões para se fazer uma Educação Ambiental

1. Consciência sustentável na prática

        Se o operacional da sua empresa faz uso não consciente de recursos energéticos e hídricos, ou se gera uma quantidade considerável de resíduos descartados, promover uma Educação Ambiental para os seus funcionários pode ser a solução que estava faltando para a redução dos impactos ambientais negativos que ela venha a gerar. 

      A vantagem de se promover uma Educação Ambiental nesse contexto é que, além de estimular seus funcionários a adotarem práticas mais sustentáveis e ambientalmente colaborativas, esse tipo de educação pode te ajudar a reduzir gastos energéticos, hídricos e com o gerenciamento de resíduos descartados.

      Isso porque também é papel da Educação Ambiental apresentar a realidade sustentável na prática, apresentando atitudes simples que fazem toda a diferença na conta do final do mês.

      Se estivermos falando de uma escola, eu até gosto de dizer que a responsabilidade é ainda maior. 

      Não somente porque a Educação Ambiental é obrigatória por lei, mas principalmente porque a escola carrega esse papel de formação de cidadãos ecologicamente conhecedores e responsáveis com a preservação do meio ambiente. 

       Vou te dar um exemplo, vamos imaginar que você é mãe ou pai do Mateus, uma criança de 4 anos que, como as outras da mesma idade, está em fase de descobrir e aprender novos valores. Certamente, as chances de você escolher uma escola que estimule o contato com a natureza e ensine sobre a responsabilidade socioambiental são muito maiores em escala comparativa.

          2. Melhoria organizacional

           Sim, é verdade! A educação ambiental extrapola a simples absorção do conhecimento.

          Ela tem um papel muito importante no meio escolar e empresarial. Isso porque estimula em cada um dos seus funcionários a vontade de buscar soluções concretas para os problemas ambientais presentes no ambiente de atuação dos mesmos, melhorando a qualidade ambiental deles.

         Pense como se o ambiente de atuação fosse como um corpo. Quando todos os membros são bem cuidados, o corpo funciona em perfeita harmonia. Do mesmo modo, se um deles for negligenciado, será que o corpo funcionará com a mesma eficiência? 

          Certamente que não.

         Assim, a educação ambiental cria hábitos em seus praticantes que aumentam a agilidade dos processos e facilidade de execução. Como por exemplo, a produção de menos resíduos gera ambientes mais limpos, mais organizados e de fácil mobilidade.

         Esse combo de vantagens motiva um melhor desempenho no trabalho ou na escola, a maior prova disso é que já existem inúmeras empresas que adotam os sistemas “5s”, “8s” e “10s”, que são programas muito eficientes que relacionam o aprimoramento do ambiente com o desenvolvimento pessoal e empresarial.

           3. Marketing verde

            Você já deve ter percebido por aí o quanto é comum as empresas insistirem tanto em relacionar a sua marca com um bom apelo ambiental. Os produtos “eco-friendly”, “cruelty free”, veganos, naturais, orgânicos e de várias outras categorias estão cada vez mais presentes nas prateleiras do mercado.
            E eu não paro por aí! Já existem inúmeras escolas, hospitais, bancos e vários outros estabelecimentos que agregam essa pegada sustentável em seus serviços por meio da educação ambiental.
            Isso porque o ecomarketing (como também é chamado) se mostra extremamente eficiente quando o assunto é destacar a sua marca, com um posicionamento ecologicamente consciente, visto que a crescente escassez dos recursos ambientais gerou uma grande preocupação e mobilização social em prol da sustentabilidade ambiental.
            Mas ATENÇÃO: Para que o marketing verde realmente surta efeito em sua empresa, ele deve sobreexceder o bom discurso ecologicamente correto, sendo visível, principalmente na prática, para que o seu serviço/produto não perca credibilidade pela incoerência comportamental.
            E é aí que entra o papel da Educação Ambiental, que estimula, por meio de um conhecimento bem detalhado, seus funcionários a usarem a criatividade para pensar em práticas inovadoras de sustentabilidade no dia-a-dia da empresa.

      Como é a Educação Ambiental da Ciclo Jr?

            Na Ciclo Jr, nós trabalhamos, principalmente, a educação ambiental baseada em 3 pilares: recursos energéticos, recursos hídricos e geração de resíduos, podendo ser desenvolvido em diferentes realidades empresariais.

            Isso significa dizer que o nosso serviço é totalmente personalizável de acordo com o cliente e não restringimos educação ambiental para apenas estas áreas.

            Em geral, esse serviço é oferecido para escolas, despertando os três pilares nas crianças e nos adolescentes fazendo com que saibam a importância da conscientização ambiental, desde cedo, garantindo um ambiente mais sustentável para as gerações futuras.  

      Qual o diferencial da nossa Educação Ambiental?

        • Apresentações personalizadas para diferentes faixas etárias;
        • Objetivo definido pelo cliente;
        • Aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.

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